Manda os teus pais passear
Teatro-visita para crianças e jovens
Coliseu Porto Ageas
18.12.2021 — 19.12.2021
1 . Surgiu como um protesto desabafado contra geração de pais acelerada!
2 . Tornou -se um protesto contra as gerações activas que habitam o planeta e propagandeiam o “ser empreendedor, ser criativo, ser protagonista, ser líder… fazer, fazer, fazer!”
3 . Hesitante, transformou -se num conjunto de perguntas sobre o bom e o mau, o melhor e o pior, o certo e o errado…
4 . E continuou assim, um conjunto de perguntas, de dúvidas, de inquietações… Sem respostas e nenhumas certezas, pois claro!
5 . E de repente, num pequeno passeio pela rua de sempre, ao olhar para fora em vez de para dentro, ao usar os olhos de outros, os sapatos de outros, o tempo de outros, tornou -se a descoberta dos prazeres simples!
6 . Tornou -se a satisfação suprema do estar e usufruir! Desfrutar do que nos rodeia, do que já existe, do que outros fizeram e partilham connosco, permitindo -nos estar mais adiante.
7 . Ambiciosamente, pretende ser a coisa mais simples e natural do mundo : deambular, parar, sorrir, apanhar sol, apanhar chuva, apanhar fruta, conversar… andar e deixar andar… crescer, contemplando!
Como, apesar de tudo, os bichos carpinteiros existem, começou a ser concebido o plano para “Mandar os Teus Pais Passear”
Não foi preciso inventar nada!
Leram -se umas coisas : Keri Smith, Ana Pessoa, Manuel António Pina, Jonh Berger , Erling Kagge.. Houve a distinta lata de falar com pessoas cujo trabalho se admira : Ana Madureira, Catarina Gomes, Constança Villaverde Rosado, Eduardo Breda, Joana Villaverde, Pedro João, o TEP .
Conversou -se, almoçou -se e riu -se com a Ana Temudo (e com tantos outros!!) . Passeou -se com as irmãs, com os filhos, com os amigos… sem destino…
E já com algumas ideias na cabeça desceu -se a Miragaia, subiu -se a Campanhã e à Pasteleira!
O “Manda os Teus Pais Passear” começou a ganhar corpo!
Um livro? Um mapa? Propostas de percursos, jogos? Histórias, desenhos e cantigas?… É aquilo de que gostamos mais, talvez algumas das coisas que fazemos melhor, e que temos para partilhar…
- Conceção, coordenação e textos: Marta Figueiredo
- Coordenação e encenação da performance-visita guiada: Gonçalo Amorim
- Assistência de encenação: Patrícia Gonçalves
- Atriz/ilustradora: Ana Madureira
- Atriz/cantora: Catarina Gomes
- Ator/fotógrafo: Eduardo Breda
- Músico/pintor: Pedro João
- Artista Plástica: Joana Villaverde
- Artista Plástica: Constança Villaverde Rosado
- Artista Plástica/ texto: Ana Temudo
- Artista Plástica/cenógrafa e figurinista: Catarina Barros
- Design: Studio Bruto
- “Manda os Teus Pais Passear” é uma coprodução com a Câmara Municipal do Porto no âmbito do projeto Cultura em Expansão