O TEP é uma estrutura residente no Teatro Campo Alegre, no âmbito do programa Teatro em Campo Aberto, e apoiada pela Câmara Municipal do Porto.

Icária, Icária, Icária: uma conferência performativa sobre utopia e outros superpoderes

Rui Pina Coelho

Edifício TEP

15.04.2023 (15:00:00)



Em 1840, o escritor e filósofo francês, Étienne Cabet (1788-1856), um dos socialistas utópicos mais célebres do seu tempo, publicou Voyages and Adventures of Lord William Carisdall em Icarie (Viagem a Icária), um romance alegórico inspirado na Utopia de Thomas More, nas ideias de Jean-Jacques Rousseau e de Robert Owen (de quem Cabet foi discípulo). Nesta obra ficcional, encontramos uma personagem, o explorador Lorde William Carisdall, que descobre uma República, na Ilha de Icária, governada por Icar. O regime de Icar é assente em princípios igualitários, numa sociedade que dispensa a existência de dinheiro, a propriedade privada, tribunais, polícia ou crime; em que a ciência se aplica à agricultura e ao artesanato; em que a alimentação e a roupa são fornecidas gratuitamente a todos os cidadãos; em que a educação é universal e gratuita para todos os sexos; e em que uma biblioteca comunitária reúne livros cuidadosamente selecionados, entre outras propostas de cariz utópico. Assim, com esta “utopia criativa”, Cabet criticava a ordem social da época e propunha a criação de uma comunidade agrária modelo, entendida como o ponto de partida para a transformação do mundo. O romance, muito popular entre os operários e artesãos parisienses, levou a que Cabet, na tentativa de colocar em prática suas teorias, se tenha mudado para os Estados Unidos da América, em 1848, fundando o movimento Icariano.

A leitura e o estudo deste romance são o ponto de partida para o Projecto Icária. Assim, de 2023 a 2026, o dramaturgo Rui Pina Coelho, enquanto lê e investiga, manterá uma relação epistolar com vários jovens dramaturgo/as e/ou artistas de teatro e performance, resultando esta troca epistolar em dezasseis textos que serão lidos publicamente. As trocas de correspondência incidirão na discussão das propostas utópicas de Cabet, no estudo do romance Viagem a Icária e na discussão de como a Utopia Artística pode “infectar” a Imaginação Política.

  • Um projeto de: Rui Pina Coelho

Duração: NA min.

Classificação etária: M/NA

Preço: € NA


Mais informações em breve